Fraudes e Embustes



Nesta secção vamos identificar as diversas fraudes e embuste que contaminam o mundo do paranormal.
Vamos abordar os processos mais utilizados para fabricar fraudes e vamos desmistificar estas técnicas.

1 - Fraude

Fantasma da Serra de Sintra
Conta o mito urbano, e como podem comprovar pelo visionamento do vídeo, 3 amigos andavam a passear de carros a altas horas da noite pela serra de sintra.

De forma conveniente um dos passageiros estava a filmar o passeio nocturno, quando de forma "inesperada" encontram uma rapariga no meio da Serra.

Obviamente, apesar de a rapariga estar em pijama e desorientada, decidiram dar boleia a rapariga, no decorrer da viagem a rapariga, que afinal é um fantasma, começa aos berros a dizer que tinha falecido num acidente naquela curva.

O carro despista-se e por milagre só sobrevive o operador de câmara, e com ele o filme intacto desta
 aventura fantástica.

Obviamente este filme é falso, é uma curta metragem realizada pelo David Rebordão a cerca de 10 anos.

Aliás o próprio David Rebordão participa como actor na curta metragem, e acabou por obter reconhecimento internacional com o Fantasma da Serra de Sintra.

O Fantasma da Serra de Sintra tornou-se um sucesso pelo mundo fora, tendo sido traduzido em várias línguas.

Contudo o Fantasma da Serra de Sintra possui a sua maior legião de crentes na América do Sul, aonde, ainda hoje, é considerado por muitos com um filme verdadeiro e prova da existência de Fantasmas.

Apesar de o mesmo já ter aparecido em diversos programas a contar a história do filme, a muita gente por essa web fora que continuam a acreditar que o filme é real.

E preciso realçar que este filme não é uma fraude criada de propósito para enganar as pessoas, o realizador limitou-se a gravar uma curta metragem para promover um filme seu.

O Fantasma da Serra de Sintra nunca foi colocado pelo realizador na web alegando que era verdadeiro, ele limitou-se a coloca-lo no site de promoção do seu filme.

Infelizmente alguém achou que o mesmo era real, apesar de estar claramente identificado como filme de ficção e espalhou o mito pela web.

Casos como este são frequentes, basta recordar o filme Blair Witch  que apesar de ter sido exibido no cinema, muitos ainda hoje acreditam que o mesmo é verdadeiro!

Por isso fica cá os vídeos, o filme em si, e o outro que contêm a explicação do filme pelo próprio David Rebordão, que está de parabéns por este grande filme português que correu o mundo.